Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Pelo quê, ou por quem, nos guiamos ?


"Dir-lhes-ás então: Esta é a nação que não escuta a voz do Senhor, seu Deus, e não aceita suas advertências. A lealdade desapareceu, tendo sido banida de sua boca." (Jeremias, 7,28)


"Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha." (Lucas, 11,23)


Pensemos.....

O que eu faço no dia a dia tem a razão de ser feito "com Jesus" ?

Estamos "recolhendo" com Jesus ? Se sim, ótimo. Senão, estamos espalhando.

E na leitura de Jeremias, escutamos a voz de Deus ? ou somente a voz de nosso egoísmo ou mesmo do mundo ?

Deus nos abençoe.


terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Perdão. Começa na razão mas deve atingir o coração.




Então o senhor o chamou e lhe disse: "- Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti?" E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração." (Mateus 18,32-35)


Grande desafio.......

Sabe aquela pessoa que vive nos machucando ? Aquela que poderia ser nossa melhor amiga, mas muitas vezes se comporta como nossa pior inimiga ? Vontade de "mandar pra China" é que não falta, certo ?

Pois é! Deus não quer isso. E é para nosso bem. "Suportai-vos uns aos outros para que haja a paz entre vós" também nos diz São Paulo. Mas O Senhor nos ordena algo mais sublime e mais perfeito: Perdoar, e de TODO NOSSO CORAÇÃO! Como ? Penso que, com muita oração.


Façamos o propósito. Deus nos dará a graça !

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

"OLHO" são !

"O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.
Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas" (Mateus 6,22-23)


Como está teu olho ?
Ele é a "janela" de nossa alma.
Vês problemas terríveis na pessoa ao seu lado ? Vês um mundo sem soluções e sem esperança ?
Esta é uma Boa Nova ! Jesus diz que podemos, e devemos, VER com outros olhos, pois eles são a LUZ do nosso corpo. Como enxergarmos, assim seremos !!
Precisamos nos esforçar em VER melhor tudo ao nosso redor. Ele nos ajudará ! Basta pedirmos.

Deus nos abençoe.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

O AMOR MISERICORDIOSO do PAI !

"Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia?" (Miquéias 7,18)

"Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou." (Lucas 15,20)


Ele nos ama a todo momento!
Nos momentos em que somos "jogados ao chão", sentimos o peso de nossos pecados.
Somos incompreendidos. Queremos fugir de tudo. Sequer queremos algo ou alguém por perto. Este é o plano do tentador: "isolamento". Não são tratados assim os piores bandidos ?
Mas não podemos nos entregar. Devemos voltar sempre à Ele. E também aos nossos. Foram eles os escolhidos por Deus para estarem ao nosso lado. "É no fogo que o ouro e a prata são provados"
Saibamos que Deus sempre nos espera de braços abertos.
É só voltar à ler as passagens acima.
Deus nos abençoe.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Confiança em quem ?

"Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor!" (Jeremias 17,5)

Podemos ver quem não tem a bênção de Deus. É aquele que deposita toda sua confiança, aposta tudo, em outra pessoa. Põe os prazeres e deleites nos gozos da carne, tais como; vanglórias, comida em exagero, prazeres, etc. Tudo isso nos afasta de Deus. É a condição que se tranforma em conseqüência, ou seja, nosso coração não pode se aproximar de Deus desta forma.
Que Nosso Senhor nos ajude.!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O homem rico e Lázaro

"Filho, lembra-te que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento." (Lucas 16,25)

Este é um forte versículo da Bíblia. Vale a pena pensarmos nas coisas que buscamos nesta vida: só os "bens", ou aceitamos as adversidades ? Buscamos o bem estar cada vez mais acentuado ou aceitamos "menos" com honestidade e retidão ?
Vale a pena pensargmos e corrigirmos ...

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Corpo ressuscitado.

"Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." João 6,40


É nosso corpo que viverá eternamente. Não só o espírito.

Nosso espírito será revestido de um novo corpo. Sim, um corpo glorioso que fará parte do novo céu e da nova terra. Esta é a nossa fé. Não crê ? Então não acredita na Biblia. Está escrito.

Sim, é um grande mistério. Mas as coisas de Deus são insondáveis. Podemos e devemos crer.


"Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo"

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Comida que perece

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal. " (João 6,27)
Outro ensinamento sobre o "fim" das coisas para as quais fazemos.
Trabalhamos pensando sempre na "comida que perece" ? Quantas e quantas coisas neste mundo são perecíveis ? Se pensarmos bem, quase tudo que é matéria tem curta duração.
Somos seres materiais e espirituais. Não devemos ter a meta de tudo calcada no que é material e passageiro (perecível). Hoje mesmo, em um cliente, conversamos sobre a aposentadoria e situações de conhecidos nossos que já estão no fim da vida. É a realidade ! Tão básico e simples, mas como nos esquecemos com facilidade desta verdade e buscamos apenas o alimento perecível.
Jesus nos deu, e nos dá, continuamente seu alimento (pão da vida e palavras de vida eterna).
Que o Senhor nos converta neste tempo favorável.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

A constância na oração.

Recebemos hoje na missa este folheto.
Como devemos pensar mais em orar ! ...

Todas as faltas e todas as deficiências; todas as misérias e todas as falhas; todas as quedas assim como os passos mais horríveis fora do caminho reto, tudo isto deriva de uma única fonte: falta de constância da oração.
Vivam uma vida de oração; aprendam a transformar qualquer coisa na oração, quer os sofrimentos, quer as dores e qualquer tipo de tentação.
Rezem na calma e na tempestade, rezem à noite, como o longo do dia, rezem indo e voltando, rezem, embora se sintam cansados ou distraídos.
Rezem, sem pensar na repugnância que experimentam, rezem pelo menos para aprender a rezar, como disseram os apóstolos: "- Senhor ensina-nos a rezar".
"- Mas eu não posso rezar!". O que vocês dizem é uma heresia: vocês sempre podem rezar!
Rezem embora vocês não sintam gosto pela oração, mas até horror., continuem sempre a rezar.
Rezem também a contragosto e peçam a Jesus que agoniza no Jardim das Oliveiras e no Calvário aquela força e aquela coragem de rezar que Ele nos mereceu com suas dores e seu sangue.
Rezem, porque a oração: é a força que salva, a coragem que dá a perseverança, a mística ponte lançada por Deus sobre o abismo que separa a alma de Deus !
Padre Dev Ravignán. S.J. (1795-1858)

E nossa vanglória ?

"Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte. " (João 6, 15)

É mais um grande desafio.
Enquanto o ambiente que nos cerca nos diz que devemos lutar sempre para sermos os melhores e sermos reconhecidos, Deus nos instrui a caminhar com simplicidade e ignorar os louros deste mundo. Loucura ? Na cabeça dos racionais, sim. Quem segue o "racional" da vida valoriza, e se escraviza em busca do reconhecimento humano. Penso que se trata de "à quem" dirigimos nosso anseio de reconhecimento: À Deus ou aos homens ? Por quais motivos faço as coisas ? Para massagear meu ego, ou para construir meu caminho rumo à vida eterna ?
Que o Senhor nos ajude a continuar caminhando com amor, buscando ser cada vez melhores, sim ! Mas com a certeza que Ele nos vê, e é para Ele que fazemos todas as coisas.
Se alguém quizer nos fazer "reis". Cuidado. Muito provavelmente não é verdade.

Desperdício

"Estando eles saciados, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca" (João 6,12)

Quantas vezes, em refeições, não nos servimos mais que nosso estômago suporta ? Colocamos ao prato tanta comida ou quase tudo que restaurantes ou casas de amigos, etc têm disponível porque realmente são muito atrativas. Mas quase sempre "sobra" no prato.
O Senhor nos ensina que nada deve se perder. Precisamos saber fazer isso. Agir com sabedoria até na hora da comida. Quem já se disciplina, ótimo. Em meu caso, sei que devo melhorar. Se você também, vamos fazer um esforço ?
Como nos diz a santa igreja: "Sem disciplina não ha santidade".

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Qual o tamanho da nossa fé ?

"Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer? .... Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes... mas que é isto para tanta gente? Disse Jesus: Fazei-os assentar" (João 6, 5-10)

A pergunta de André fica sem resposta. O Senhor apenas os instrui novamente para que faça o povo assentar, pois Ele agirá !
Quantas vezes somos levados a acreditar em algo que nossos olhos não veem ? Ou nossa cabeça calcule impossível ? Poderíamos ser mais ousados, certo ? Talvez nosso Senhor leve nossas respostas à sério, como: "-O que eu posso fazer se sou tão pequeno ?" Porque não acreditamos que, mesmo nas dificuldades, Ele é maior que tudo e tudo pode ?
Qual o tamanho da nossa fé ?

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Campanha da Fraternidade 2008

"Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida... "
(João 5, 39-40)

Nesta quarta feira de cinzas, fomos à missa e ouvimos sobre a campanha da fraternidade de 2.008. Escolhe, pois a VIDA.
Pior do que o povo judeu que não reconhecia Jesus como salvador é a maioria das pessoas deste mundo onde tudo se transforma em objetivo de VIDA, exceto a própria VIDA. Paradoxo. Também a VIDA ETERNA é uma fábula para muitos.
Achei interessante a representação ontem que diz em um momento: "Só opta pelo fim da vida quem já nasceu !" Porque alguns que querem "simplesmente" nascer ou continuar tentando viver, são privados deste direito ? Polêmico, mas temos que ter consciência que a VIDA não é uma criação da humanidade. É DOM do Criador. Com qual direito podemos decidir escolher a MORTE ? Escolhemos algum dia que queríamos NASCER ?
====== > ESCOLHE, POIS A VIDA.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Obras de Miséricordia


Certamente você ouviu falar, alguma vez, das "obras de misericórdia".

Mas pode acontecer que nem sempre nos lembremos que estamos praticando uma obra de misericórdia. Quantas são as obras de misericórdia? Quantas são corporais? Quantas são espirituais? Por que devemos praticá-las? Que benefícios trazem para os beneficiários, e que benefícios trazem para nós mesmos? As obras de misericórdia são 14. Sete corporais e sete espirituais. Comecemos lembrando as corporais.


1a. - "Dar de comer a quem tem fome".


Quantas vezes, pessoas necessitadas pediram-nos uma esmola para comprar comida? Nós as atendemos, e fizemos, assim, um ato de misericórdia. Demos de comer a quem tinha fome. A Igreja recomendou sempre, e recomenda ainda, a prática desse ato, que quase passou a formar parte do nosso dia-a-dia. O mesmo acontece quando alguém nos pede água, pois a segunda obra de misericórdia é:


2a - "Dar de beber a quem tem sede".


É tão simples oferecer um copo d'água, não é? Entretanto, a Igreja dá valor a esse simples ato. O valor de um ato de misericórdia feito a um semelhante, por amor de Deus.


3a - "Vestir a quem está nu".


É muito comum tomarmos conhecimento de campanhas de coleta de agasalhos para pessoas pobres. Pois bem, doar roupas aos necessitados, ou agasalho na época de frio é, também, um ato de misericórdia.


4a - "Dar pousada ao peregrino".


Muitas vezes um parente chega de outra cidade. Ou mesmo um irmão perde o emprego e não pode mais pagar o aluguel. Nós os acolhemos. Pode nos parecer a coisa mais normal acolher alguém em nossa casa. Entretanto, a Igreja nos ensina que, fazendo-o por amor de Deus, à normalidade do ato acrescentamos os méritos de praticar um ato de misericórdia.


5a - "Visitar os doentes e os encarcerados".


Quem de nós já não teve oportunidade de visitar um doente? Certamente mais de uma vez. E percebemos como a visita serviu-lhe de alívio nas dores e incômodos que estava sofrendo. Pode até ser que nós mesmos, estando doentes, já sentimos o alívio que nos proporcionaram as pessoas, os parentes, os amigos que foram nos ver. Isso, não só alivia a dor, mas também faz com que a recuperação seja mais rápida. É bom nos lembrarmos que, quando levamos conforto a alguém doente, é como se o estivéssemos fazendo a Nosso Senhor Jesus Cristo. Os presos também precisam de ajuda. Eles estão no cárcere porque agiram mal. Roubaram, mataram, ou cometeram alguma injustiça contra alguém... Enfim, tornaram-se merecedores de um castigo. Mas Igreja nos ensina que a um castigo não devemos acrescentar outro, mas que devemos agir com misericórdia.6a - "Remir os cativos" é a sexta obra de misericórdia corporal. Os prisioneiros de guerra, as pessoas que são seqüestradas, aquelas que são mantidas como reféns, encontram-se em condições físicas e morais precárias, e estão nas mãos de pessoas que exigem alguma coisa para liberá-las. É um ato de misericórdia procurar remi-las, para que cessem seus sofrimentos e voltem às suas famílias. Essa obra de misericórdia foi amplamente praticada por Santa Edwiges, pois em seu tempo havia prisão por dívidas. Esta grande Santa pagava as dívidas de muitos encarcerados e, assim, obtinha-lhes novamente a liberdade.


7a - A sétima obra de misericórdia corporal é: "Enterrar os mortos".


A Igreja nos ensina que devemos sempre enterrar os mortos de forma digna e respeitosa, tendo em vista os méritos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que foi crucificado, morto, sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.

1a - "Dar bom conselho".


Quantas vezes já praticamos, em nossa vida, este ato! Às vezes, damos um bom conselho espontaneamente. Outras vezes, é alguém que nos pede um conselho. Nós mesmos temos sentido a necessidade de pedir um conselho. A Igreja coloca o ato de aconselhar entre as obras de misericórdia espirituais. Mas, bem entendido, deve-se dar um bom conselho, com reta consciência, de acordo com a verdade, e de acordo com a autêntica doutrina católica. Jamais se pode aconselhar um aborto, por exemplo.


2a - "Ensinar os ignorantes".


Ensinar é um ato que forma parte de nosso dia-a-dia. Mandar nossos filhos à escola, explicar para alguém uma coisa que não está entendendo, indicar como se chega a algum lugar...Ensinar a fazer o bem, ensinar a diferença entre o certo do errado, ensinar a rezar o Rosário ou o Terço, ensinar o catecismo são obras de misericórdia espirituais.


3a - "Castigar os que erram".


Corrigir alguém que erra é um ato de misericórdia que leva a pessoa a não cometer o mesmo erro novamente. Quem é pai ou mãe sabe como o castigo é salutar para educar bem os filhos. Corrigir os filhos que erram é um ato de misericórdia inestimável para conduzir suas vidas na virtude e livrá-los da corrupção dos costumes.


4a - "Consolar os aflitos".


Esse ato quase que forma parte, também, de nosso dia-a-dia. É o dinheiro que não dá, é um emprego que não se consegue, é um filho que está doente... A lista de problemas que aflige nosso próximo é imensa. Nesses momentos é bom, é recomendável, oferecer uma palavra de conforto, de esperança, de encorajamento a quem está aflito. Jamais se deve levar alguém ao desespero, nem frustrar a esperança de uma solução próxima.


5a – "Perdoar as injúrias"


Quando alguém nos ofende, o que devemos fazer? "Perdoar as injúrias. Esse ato de misericórdia pode ser difícil de praticar, não é? Lá vem nosso amor próprio, nossa vaidade ferida, nosso desejo de vingança. Mas, Nosso Senhor nos ensinou a perdoar. Nossa Senhora nos ensina continuamente a perdoar. Se buscamos o perdão de Deus, então por que não perdoar também os que nos ofendem? O esforço que faremos, perdoando uma injúria, será levado em conta por Deus para aumentar nossos méritos. Nosso perdão sempre faz bem a nós mesmos, e nos aproxima mais dos exemplos de Nosso Senhor e de Nossa Senhora.


6a - "Sofrer com paciência as fraquezas do próximo".


Todos nós temos fraquezas. E, se os demais suportam as nossas, nós devemos, também, ter paciência com as dos outros. Pensemos que nosso próximo pode estar se esforçando para melhorar, e, a paciência com ele, é um modo de ajudá-lo a superar suas fraquezas.


7a - "Rogar a Deus pelos vivos e defuntos".


Aquele bem que nós não podemos fazer diretamente às pessoas, pedimos através da oração que Deus o faça. E um excelente meio de praticar essa obra de misericórdia é, por exemplo, recitar com confiança Terço da Divina Misericórdia.* * *Acabamos de considerar uma série de obras de misericórdia, cuja prática se nos apresenta com freqüência. Pode ser que várias delas já as pratiquemos diariamente. Mas, o bem que podemos fazer será ainda maior se o fizermos conscientemente por a Deus. Lembremo-nos sempre de que Nosso Senhor e Nossa Senhora nos retribuem generosamente todo bem que praticamos.


Barraco no "BBB"


Estive pensando no título desta matéria e fazendo a analogia sobre a palavra de Deus: "Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua CASA sobre a rocha" (Mateus 7,24). Quando o ser humano se afasta de Deus sofre conseqüencias: Em vez de construirmos nossa CASA sobre a rocha, podemos acabar em um "barraco". O título da matéria revela o que estão passando os "escolhidos" para o BBB8. Que situação ! Filhos de Deus submetidos à isso. O que, ora ou outra, acompanho deste programa é só alguns textos na web, porque não conseguiria perder tempo na frente da TV e expondo algo impróprio para minha casa e meus filhos.
Parece agora que criaram uma tal denominação de "anjo" no programa para algumas pessoa para papel específico (!!!!), Sem falar do tradicional "confessionário".
Que pena! Que equívoco ! Palavras incorretas ! No lugar incorreto ! Com o significado invertido ! Em um programa que seguramente não constrói o céu.