Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Aquilo que vale a pena.


15Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. 16Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.
17Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2,15-17)

O "mundo" referenciado por João são as coisas criadas pelo homem. Sim, a ostentação da riqueza, o olhos doentios, que só enxergam o que é maldade e malícia e inveja e as paixões da natureza, a gula, a embriaguês, o prazer sem compromisso e descartável, são caminhos equivocados de felicidade. Somente a Paz interior, encontrada na meditação, na busca de Deus e na descoberta da Sua vontade sobre nossas vidas é o verdadeiro caminho. É fácil? Não. A correnteza está aí para nos empurrar, mas esse é o segredo da vida: A perseverança em nadar contra a "correnteza", contra o óbvio, contra a "moda". Enfim, buscar aquilo que realmente vale a pena e é perene.
Deus nos abençoe!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

São José, valei-me!

Ver imagem em tamanho grande

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. (Mateus 2, 13-15)

Qual ser humano mais santo e mais justo nesta terra depois de Maria? Só ele; São José!!
Quem teve a graça de criar o Menino-Deus? Como em uma inspiração de um artista, acima. Quem teve oportunidade de auxiliar Maria nos tratos e cuidados do Santo menino? Tomá-lo nos braços. Conviver durante tanto tempo sob o mesmo teto. Encorajar os primeiros passos. Ensiná-lo o trabalho de uma carpintaria.
Jesus e Seu pai adotivo! Mais uma demonstração de amor e dedicação que não deve ficar sem retribuição justamente por Nosso Senhor à quem mais se deve a plenitude de amor e benignidade. Nossa fé reza que São José não foi pai genético de Cristo, cuja obra se deu pelo milagre da intervenção do Espírito Santo. Mesmo assim, o "Justo" como é chamado, pôde contemplar a face de Jesus homem durante anos e anos. E a tradição diz... "pois os que te adoram, brilham como o sol, como o sol do amanhacer!!"
São José, rogai por nós!!

Deus nos abençoe!!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Agradar à todos?

Jesus no deserto


22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo." (Mateus 10,28)

Fazer o "social", agradar a todos: Sem chances. Como disse John Kennedy: "Eu não sei o caminho para o sucesso mas, sem dúvida, o caminho para o fracasso é tentar agradar a todo mundo".
A insatisfação é inerente ao ser humano. Quem não está trilhando o caminho de uma espiritualidade constante é mais suscetível ainda. Há que se perseverar. Há que se tolerar sabiamente. Há que se amar, mesmo sem reciprocidade. O amor de Cristo não pede algo em troca. É fácil? De forma alguma, mas hoje o Evangelho diz exatamente isso: Quem perseverar até o fim, esse será salvo!!
E a perseguição? Eu diria hoje ela está transvestida de "incredulidade" e "desmerecimento do sagrado". É lamentável. Na era do conhecimento, se comprazer com o lado espiritual é por vezes, impróprio e indesejável. Há que se fazer um novo balanceamento dos valores e pensar em que nossas verdades estão baseadas e em que nossa vida esta sendo gasta. Que será gasta, é uma certeza. O que de melhor podemos fazer é gastá-la de forma inteligente e com fé!!
Deus nos abeçoe!!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A Palavra de Deus, não reconhecida pelos "homens".

Natal do Senhor

"1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João.7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes
não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque
ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer."
(João 1,1-18)

Jesus veio para os seus. O verbo encarnado que sempre existiu ao lado do criador. Se fez carne, habitou entre nós, ensinou como viver e ser feliz, mas o HOMEM não o quis. Continuam não o querendo, basta perceber o que acontece hoje em dia: A todo momento, quando alguém fala de Jesus, é algo incômodo. Algo que combina com DIFICULDADE, SOFRIMENTO, DOR, INCOMPREENSÃO e muitas vezes, HISTÓRIA RETRÓGRADA ou pior, HISTÓRIA QUE UNS LUNÁTICOS INVENTARAM.
Que espécie de criatura é essa? Quer fazer força para acreditar que foi criado por acaso, pela explosão de uma massa cósmica, ou sei lá o que mais. Não demora muito, acabarão descobrindo mais alguns planetas e inventam outra teoria para a criação do universo.
Não sou contra as teorias, apenas creio piamente que todo esse esforço vai terminar sempre no mesmo: somos CRIATURAS. Fomos CRIADOS. E a igreja nunca deixará de ser mãe. Jesus nunca deixará de salvar. O Pai nunca deixará de amar!
Mesmo para os que não os querem.
Um dia, quem sabe a "ficha cai".

Deus nos abeçoe!

A necessidade da HUMILDADE !


"De graça recebestes, de graça deveis dar!" (Mateus 10,8)

Tudo o que tens, foi mérito seu? Unicamente seu? Não pôde contar com uma ajuda de Deus? Após esse breve exame de consciência, lembremos da frase acima. "- Ah mas não foi de graça, transpirei com todo o suor de meu rosto e minhas preocupações para conquistar tudo o que tenho".. ótimo.. Deus lhe deu a chance do recomeço.
Você produziu o "calor", mas alguém te forneceu a "fagulha inicial" para a chama acender. Pode ter certeza!

Deus nos abençoe!

A arte da oração.



A arte da oração

Quem não reza está numa situação muito desconfortável.

Rezar é um ato natural, um capítulo da antropologia, exatamente porque o ser humano tem uma abertura congênita para o transcendente, o divino. Rezar é também um ato de justiça para com nossa alma, pois a oração é expressão do espírito, da alma, do coração. É também um ato de justiça em relação a Deus. “Nele somos, vivemos e existimos” (Atos dos Apóstolos 17, 28).

A oração é antes de tudo terapêutica porque pacifica, unifica, ordena a vida, os pensamentos e os afetos. “Os efeitos da oração em nossa pessoa são mais visíveis que os das glândulas de secreção interna”, diz o prêmio Nobel de Medicina (1922), Dr. Alexis Carrel, ateu convertido.

A arte da oração consiste em que o orante se comunica com Deus, com os outros e com ele mesmo e assim faz grandes descobertas, encontra soluções, recebe iluminações e muita força interior. K Jung e V. Frankl são psicólogos que exaltam a importância e a eficácia da oração, sem a qual, as pessoas não se curam de suas neuroses. Eles sabem muito bem que a pessoa orante entra no nível alfa, frequência profunda do cérebro humano.

Quem não reza está numa situação muito desconfortável e até incômoda, porque irá buscar alívio e sedativo no álcool, nas farras, nas drogas e sempre permanecerá vítima do vazio existencial e da solidão. Sempre justificará seus erros e fugas, tendo necessidade espontânea de ridicularizar quem reza, como se a oração fosse o “catecismo dos fracos e perdedores”. De fato, só os humildes e autênticos rezam.

É preciso orar com fé. Acreditar no poder da oração. Rezar é estar com Deus e com os outros. Normalmente a oração verdadeira e profunda leva à compaixão, ao perdão, à solidariedade. O amor é fruto da oração. Rezar é um ato de amor e o amor é consequência da oração. Os santos e os místicos são sempre pessoas de paz, de fraternidade e de ação em favor dos pobres e pecadores. A oração é amor de amizade com Deus que nos leva ao amor-serviço para com os outros.

A oração é uma “alavanca que move o mundo” (Santa Terezinha). De fato, quantas pessoas são vitoriosas frente a doenças, mágoas, decepções, injúrias. A oração as salvou. Quem reza se salva.

A oração é uma ponte. A pessoa orante é fabricadora de pontes, é pontífice. Abatem-se os muros e constroem-se pontes com a sabedoria da prece. Essa ponte vai da terra ao céu e do coração do orante aos irmãos. A escalada da oração é exigente, requer perseverança. É um combate.

A oração é muralha, é escudo, é proteção, é abrigo, é segurança. Quem reza está imunizado contra muitos males. A oração nos protege das tentações. Sem ela caímos na murmuração e abraçamos a tentação.

A oração é escola . O Mestre interior é o Espírito Santo. Na escola da oração aprendemos a prática do bem, a beleza do perdão, a alegria da convivência, a esperança nas decepções. A oração nos faz discípulos, iluminados, sábios, humanos e verdadeiros. Moisés tinha o rosto iluminado após a oração. Irradiava o fulgor de Deus.

A oração enche o orante de audácia e coragem, de força e tenacidade, de luz e compaixão. Jesus não somente reza, mas, ensina a rezar, principalmente a perseverança na oração. Os primeiros cristãos eram “assíduos na oração” (cf. Atos dos Apóstolos 2, 42). De fato, a oração é inspiração de cada momento, recolhimento do coração, recordação das maravilhas de Deus, é força para a luta cotidiana. Eis a arte da oração.

A oração é uma rendição diante de nossa insuficiência e da paternidade de Deus. A oração é a fala entre filhos(as) e Pai. Portanto, oração é questão de amizade, é encontro de duas consciências, duas intimidades, duas existências. Na oração acontece uma troca de olhares, de confidências, de interioridades. Rezar é um ato de amor, um ato afetivo que inflama o orante de amor a Deus e ao próximo.

Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina - PR

"Vós acreditais que eu posso fazer isso?"

Esse é uma passagem do Evangelho de São Mateus (Cap 9,29).
Em linhas gerais, a pergunta sempre veio antes do milagre. "Tem fé? Achas que eu posso fazer isso?" A resposta precisa ser de corpo e alma: "Creio!" e não somente falar, mas verdadeiramente crer. O milagre está próximo. Porém, também vale a pena saber que a vontade Dele, vem logo em seguida, ou seja, se Ele não quiser, também não fará. É como aquela frase perfeita: "NADA ESTÁ FORA DO ALCANCE DA ORAÇÃO, EXCETO O QUE ESTÁ FORA DA VONTADE DE DEUS!"
Deus nos abençoe!

A oração ! O Natal !


"A oração tem o poder de nos aproximar Daquele que nos criou!"
"Não se pode viver sozinho, mesmo tendo tanta gente ao redor. Sim, você se encontra aí. Sozinho(a), olhando para seu interior. É aí que seu íntimo se encerra. Tudo passa, passou e passará, mas sua convivência com seu interior é perene, te acompanha e te pode fazer feliz!! É simples, é só querer, é só ser sincero(a) e se entregar!!
Feliz Natal!!"

Deus nos abençoe!!

Deus diz...

Ver imagem em tamanho grande

... Somos responsáveis nesta vida pelos filhos que tivemos,
e também pelos que não tivemos ....

Padre, em 23-12-2.009


CD 10!!!!


Novo CD de Diego Fernandes!!
É certo que gosto é pessoal, cada um tem o seu. Mas se seu estilo de música preferida passa por rock melódico, letras acertadas e unção de Deus, o álbum é esse.
Gostei muito mesmo. Vale a pena!!
Segue URL do vídeo do Cd no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=txAWWEtnA0c


quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O poder da confissão...


"Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia." (São Tiago 5,16)

Essa é uma das palavras que servem de base para a confissão. Hoje tive a graça de fazê-lo diante de um sacerdote da igreja!! Que bênção!! Busque você também... e sinta a paz e o perdão de Deus te renovando..

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Maria. Recebe a visita do anjo. Sabe que será a mãe do Rei e vai servir...

[nsra_mnojesus.gif]

"Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia,55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa." (Lucas 1, 46-56)

Quem, sem possuir profunda santidade, é capaz de apresentar um comportamento desses? Sair de casa, viajar a pé, e servir uma prima durante três meses, e após receber um anúncio que estava grávida do Salvador? Essa é Maria. A mulher mais digna de toda Biblia, de toda história, pois alcançou graça diante de Deus e lhe serviu como provedora de um corpo humano. Sim, Deus não precisava, mas OPTOU em receber de Maria seu corpo Santo. Seu sangue veio de Maria, Seu corpo veio de Maria. E não, não compará-la a outra mulher qualquer da Bíblia como tantos irmãos evangélicos comparam com Rute, Ester e outras mulheres abençoadas por Deus. Maria não foi mais uma. Ela é a escolhida de Deus para lhe servir de mãe! Isabel, cheia do Espírito Santo, proclamou: "De onde me vem a graça de receber a Mãe do Meu Senhor?". Também é claro que ela é CRIATURA. Não é uma Deusa. Por isso deve ser amada como Deus a amou. E adoração, de fato somente à ELE. Nosso único Senhor.
E Maria? Como deixar o sangue de Jesus ainda em Maria se perder na terra? Como deixar o corpo santo de Maria que gerou Jesus ser decomposto nesta terra, como qualquer outro corpo pecador após a morte? É por essas simples verdades proclamadas pela igreja, mesmo não estando nas sagradas escrituras, que podemos tranqüilamente rogar à ela na confiança de sermos ouvidos... Maria nossa mãe!! Rogai por nós, pecadores!!
Deus nos abençoe!!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Leia e "Veja" mais uma armadilha contra a fé...


Capa linda, letras garrafais, realmente um atrativo enorme para católicos, evangélicos, e qualquer pessoa que têm a Bíblia como verdadeiramente a Palavra de Deus no coração. Mas, logo no meio do artigo, percebe-se que a abordagem é meramente um relato cético de quem não experencia em sua vida o que se pode a partir de uma religiosidade autêntica. Mesmo o artigo adicional à matéria principal, acerca do testemunho do agnóstico que resolveu viver 1 ano exatamente como a Bíblia orienta, é um exemplo do que a Palavra de Deus pode fazer em uma pessoa. Ele testemunha que mudou sua vida.
A armadilha está em supostas intenções secundárias relacionadas a cada mandamento ou indicações de comportamento contida na Palavra. Comparações equivocadas e tentativas de racionalização do conteúdo de passagens bíblicas. Põe em dúvida verdades proclamadas pela fé. Realmente uma infelicidade de quem teve a idéia de correlacionar e racionalizar a fé. Se a intenção é botar mais uma barreira na cabeça de quem está buscando construir uma direção para sua vida espiritual, ok, pode ter conseguido. Lamentável.
Porque pessoas tão inteligentes não buscam publicar aquilo que constrói? Algo que ajude alguém a encontrar a felicidade?
Alguém consegue pôr em palavras o amor que se sente por um filho, ou por um pai, ou pelo cônjuge? Então penso que pessoas não deveriam se aventurar em descrever com autoridade aquilo que mal sabe o que significa. Não de forma apenas racional como por vezes é feito, mas de forma racional e espiritual, como deve ser.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Quatorze (14).

"Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze." (Mateus 1,17)

Um número que também é iteressante: que tem haver 14 (quatorze)? Talvez perfeito duas vezes, ou seja, 7 duas vezes. A Palavra de Deus é assim. Contém grandes mistérios e muitos ainda não revelados ao homem. Por mais que ele seja conhecedor, foi escrita pelo Espírito Santo que se revela de forma misteriosa à todos que a buscam, o intelecto as vezes pode não conseguir corelacionar os dizeres, porém o coração saberá o que Ele nos mostra. Deus nos fala, nos direciona, nos exorta, nos fortalece, nos torna confiantes. Assim é a Palavra de Deus!!

Deus nos abençoe.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Música linda ... como Maria !!!

http://www.youtube.com/watch?v=BStTQsiQIt0

EM QUÊ ACREDITAR. SEM VER.

22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23É feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” - (Lucas 7, 22-23)

Temos oportunidade de presenciar as curas que estão descritas nos evangelhos? É claro que elas já se passaram e resta a Palavra que as registraram. Você acredita no que está escrito? Há quanto tempo isso foi escrito! Para um racional é difícil, pois não há evidências concretas. Mas também não é impossível, pois o segredo está aí mesmo! Basta CRER. Eu acredito. Creio.

Já se vão mais de 2.000 anos e o legado deixado por Deus fala por si próprio. Quantos milhões de seguidores Cristo atraiu e continua atraindo pelo “simples” fato de ter se sacrificado pelo ser humano em nome do amor que demonstrou por ele, e o que ensina sobre os grandes dilemas da vida. E, como se ainda não bastasse, pessoas continuam sendo curadas a cada momento pela invocação do nome santo de Jesus. Pense. O que nos salva hoje? O que é capaz de nos curar? Sim, a medicina. Mas Deus é Senhor de todas as coisas e esta dentro de nós. Ele é a fonte de toda cura, inclusive as impossíveis para o homem. É um mistério. Grandioso e maravilhoso. “BASTA” CRER...

Deus nos abençoe !!

Melhor FAZER do que FALAR.


"Naquele tempo, disse Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O Filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”."
(Mateus 21, 28-31)

Que nos parece?
Palavras ao vento? Não sabemos o que queremos? Podemos mudar de opinião? A resposta é SIM e NÃO ao mesmo tempo, pois realmente o que importa é o que fazemos. Sim, o que realmente se coloca em prática e não aquilo que apenas se diz, revela o ser humano que somos ou estamos. Podemos mudar. Espera-se que sempre para melhor. Essa é a virtude do ser humano: a busca do crescimento, em todos os sentidos: "Crescei e multiplicai..." Crescer sempre em tudo, claro que exceto no que é sem virtude. Multiplicar-se, nos filhos, nos entes queridos, nos colegas, enfim, em todos os que estão ao nosso redor. A felicidade não está longe...
Deus nos abençoe.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Maria ...

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! ... Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. ...Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. ...O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus." (Lucas 1, 26-35)

Sem muitas palavras... Maria, a escolhida por Deus para ser SUA mãe!
Deus que é Espírito, se fez carne em Maria para estar neste mundo e conhecer o que é "humano" verdadeiramente.
Sorriu, sofreu, chorou, viveu, morreu e ressuscitou...