Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Maratona: superando o desafio (parte I)


Maratona: superando o desafio (parte I)


Por Newton Nunes | 16/05/2012 - Atualizada às 21:31

Hoje as maratonas se tornaram um esporte popular
Hoje as maratonas se tornaram um esporte popular
Foto: Alexandre Koda/www.webrun.com.br
1 
Em 1896, os Jogos Olímpicos modernos foram recriados e homenagearam Philippides, um corredor da época de 490 A.C, que percorreu 225 quilômetros em três dias, a distância entre Atenas e Esparta. Contudo, nestes Jogos Olímpicos a maratona possuía uma distância de 40 quilômetros, sendo somente em 1908 ampliada para 42,195 quilômetros.

Não é possível correr adequadamente uma maratona sem uma preparação adequada. Para os novatos no atletismo, são necessários no mínimo dois anos de treinamento regular antes de partir para a prova. Aos atletas mais experientes, com anos de corrida, em até seis meses é possível cumprir um cronograma de treinamento adequado. O mais comum é organizar um treinamento físico cujo macrociclo possua 12 meses subdivididos em dois mesociclos, possuindo um período de adaptação, base, específico, polimento e recuperação.

Cada treinador tem sua maneira de organizar o treinamento físico e isso varia muito de pessoa para pessoa. É importante contar com um técnico experiente e especialista no assunto. Um dos maiores desafios dos corredores de maratona é terminar o longo período de treinamento físico sem lesões. Para que este processo não ocorra, vemos cada vez mais maratonistas nas salas das academias de ginástica e musculação realizando treinos de resistência muscular localizada.

Um corredor com desequilíbrio de força nas pernas forçará mais um membro do que o outro. Isso em um treinamento para maratona em que o volume é muito alto, muitas horas correndo, pode significar um desgaste maior na perna mais solicitada. Este desgaste pode ser nos tendões, nas articulações ou mesmo muscular. Muitas lesões que fazem os atletas pararem de treinar estão ligadas a assimetria de forças das pernas. Os exercícios de resistência muscular localizada podem e devem ser realizados para minimizar este problema.

Outro aspecto importante relaciona-se a técnica de corrida. Um corredor que possui um padrão motor econômico na corrida consegue sustentar um ritmo mais intenso na maratona comparado com um corredor pouco econômico.

Acompanhem a continuidade deste assunto na parte II, que será publicada em breve. Aguardem... 
fonte:

terça-feira, 22 de maio de 2012

Revista The Finisher - Treino - Short triathlon para começar

Revista The Finisher - Treino - Short triathlon para começar


Short triathlon para começar

Pequenas distâncias são ideais para atletas que desejam iniciar com calma, mas sem perder o foco no desafio

22 de maio de 2012 | texto Ainá Vietro

Tamanho do Texto
Divulgação
Short triathlon para começar

Migrar para o triathlon é uma das opções quando os muitos objeti­vos da corrida já foram conquistados.Para começar, o principal é estabelecer uma meta possível de ser alcançada. Nesse caminho, o short triathlon – com as distâncias de 750 m de natação, 20 km de bike e 5 km de corrida – pode satisfazer a necessidade de novas metas sem acarretar grandes transformações.
Marcos Hallack, diretor-técnico da Saúde Performance Consultoria em Qualidade de Vida, ressalta que, no início, a performance da corrida deve diminuir por conta da queda no volume específico. Mas a junção entre o condicionamento adquirido na natação e no ciclismo, além do trabalho em qualidade na corrida, pode compensar essa queda.
 
Conquiste resistência, depois desempenho
 
Bike e natação devem ter aumento gradativo do volume com baixa intensidade e foco na técnica. “Isso porque a maioria das lesões acontece por erros de treinamento e técnica incorreta”, explica o médico do Exercício e do Esporte Fabrício Naves.
 
Para iniciantes, a natação pode ser crucial. Na piscina, enxerga-se o fundo e há referências como a borda, por exemplo. No mar, é preciso tirar a cabeça da água para se situar e não há como ver o fundo. “Essa falta de referência pode provocar medo”, ressalta Kim Cordeiro, sócio-diretor da BKsports Assessoria Esportiva, que aconselha treinos em alto-mar para adquirir experiência. O ideal é estar acompanhado de um triatleta veterano.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

"Outdoor do Citibank em SP - "Imperdível!!!"

Facebook: "Outdoor do Citibank em SP - "Imperdível!!!"

"Crie filhos em vez de herdeiros."
"Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete."
"Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela."
"Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama."
"Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."
"Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?"
"Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos."
"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..."
"...e quem sabe assim você seja promovido a melhor ( amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!"
"Você pode dar uma festa sem dinheiro.. Mas não sem amigos."

E para terminar:
"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."
DIVULGUEM-NA POIS É SIMPLEMENTE MARAVILHOSA!"

Revista The Finisher - Treino - Por que triathlon?

Revista The Finisher - Treino - Por que triathlon?




“Por que eu sou triatleta? Esta é a melhor forma de se exercitar e de estar bem condicionado. Realmente me sinto muito bem logo depois do primeiro quilômetro.”. A declaração de Tate Donovan, ator e diretor, resume bem o que sentem os atletas que decidem se dedicar não a uma, mas a três modalidades de esporte. Reunimos aqui cinco motivos para você começar a praticar o triathlon, e não parar mais.
1. “Acredito que assim como todo mundo que começa no esporte se pergunta se vai correr uma maratona um dia, quem começa no triathlon se pergunta se fará um ironman. Esse é um esporte que intimida e, por isso, ensina ao atleta a respeitar as modalidades, os outros competidores e os próprios limites. É um esporte que envolve responsabilidade, perseverança e superação.” - Carlos Galvão, diretor do Ironman Brasil e triatleta
2. “A coisa mais apaixonante no triathlon é a adrenalina e o grande prazer de completar. Levar o corpo ao limite o tempo inteiro e vencer a própria mente. Sem falar na imensa superação que esse esporte proporciona, porque nós não imaginamos o que somos capazes de fazer e enfrentar.” - Ariane Monticelli, triatleta, com 9h19’08” em Ironman.
3. “O triathlon é uma filosofia de vida. Por ser extremamente difícil e desafiador, aprendo e cresço internamente. Nele a disciplina vence a genética!” - Ciro Violin, melhor triatleta amador do último Ironman Brasil
4. “O maior motivo para se tornar triatleta é estar enjoado de só correr. As pessoas querem que o treino seja mais variado, desafiador e divertido. E o triathlon não tem nada de monótono!” - Marcello Butenas, triatleta e diretor-técnico da Butenas Assessoria Multiesportiva
5. “Pedalo três vezes por semana e isso influi positivamente no meu desempenho como corredor. É uma maneira de fazer o treino aeróbio de maneira menos monótona do que só correr. Outro benefício que tiro do triathlon é que a natação melhora meu desempenho respiratório e, com a mistura dos esportes, ganho mais músculos do que se apenas corresse.” - Alexandre Maximiliano, diretor-técnico da Start Assessoria Esportiva e triatleta